sexta-feira, 2 de março de 2012

Dona Ritta, Senhora do Jornalismo Amazonense


Dona Ritta Calderaro recebe homenagem de
Cosmopolita pela mulher que representa o
 jornalismo do Amazonas  

Eu me lembro como se fosse hoje. Ela chegava ao jornal pela manhã com aquele jeitinho delicado e suave de andar. Ela então percorria os corredores da empresa cumprimentando cada funcionário que encontrava pelo caminho, com a simpatia e simplicidade que lhe é peculiar. E lá estava ela, linda, arrumada, cabelo impecável, maquiagem discreta num batom salmão, com aquele vestido jovial de alcinhas (seu estilo preferido), visual que se completa com o colar de pérolas, dando-lhe a imponência da mulher que ela representa. E logo atrás dela vinha do rastro de perfume que a acompanhava até entrar na sua sala...  

Diretora Presidente da RCC, dona Ritta Calderaro assumiu
com competência o legado do  esposo Umberto Calderaro Filho

Eu trabalhei na redação de A Crítica e por várias vezes presenciei essa cena. Hoje em dia, contam-me os amigos, jornalistas e colegas de trabalho, que dona Ritta de Cássia de Araújo Calderaro, diretora-presidente da Rede Calderaro de Comunicações (RCC), ainda faz a mesma coisa, vivendo intensamente o jornal, com a atitude ímpar de uma verdadeira Senhora do Jornalismo Amazonense.

Na Corrida da Mulher, que acontece dia 10 de março em segunda
edição, as homenagens são para dona Ritta Calderado

Amanhã, sábado, 3 de março, dona Ritta faz aniversário. Uma pisciana: temperamento forte, mas de sensibilidade incomum. E é com um enorme orgulho que Cosmopolita lhe rende esta homenagem pela mulher que é: guerreira, dona de um império construído pelo seu esposo, o saudoso empreendedor Umberto Calderaro Filho, que com talento e coragem soube tocar pra frente este legado de tamanha responsabilidade, de tamanha importância para a história de nossa Manaus, do nosso grande Amazonas.

Vivento intensamente o jornal, dona Ritta é um exemplo de mulher atuante

Dona Ritta Calderado é Cosmopolita. Sim, a Senhora do Jornalismo Amazonense viajou pelo mundo, conheceu lugares, conheceu gente e trouxe para Manaus mais beleza e cultura. Chanel, por exemplo, é uma de suas grifes preferidas. Ela aprecia de obras de arte e decora sua casa com trabalhos fantásticos, como a de Bia Dória, uma das mais importantes artistas da arte contemporânea do País. Uma mulher atualizada, com os pés no tempo presente, leitora assídua ‒ diariamente é ela quem despacha tudo o que acontece na RCC. E é apaixonada por orquídeas, essa flor tão nativa do Brasil quanto ela é a flor nativa do coração dos amazonenses. Esse povo com o qual ela se orgulha em andar de mãos dadas. A Senhora do nosso Jornalismo. Parabéns, dona Ritta! 


Fotos: Ana Claudia Jatahy, Bruno Kelly e divulgação

7 comentários:

vânia novoa tadros disse...

Tocante a tua crônica Romyne sobre essa mulher especial a quem conheço desde a infância.Foi professora ainda jovem e depois, sempre destemida, esteve ao lado do sr. Umberto em todas as suas lutas.Hoje dirige Acritica com muita sabedoria. Saúde e vida longa Dona Rita.

hermengarda junqueira disse...

parabens, romyne, pela escolha do nome de rita calderaro para o cosmopolita...rita reune qualidades excepcionais. vez por outra, quando a encontro, me agrada profundamente bater um papo com ela. mulher inteligente, antenada, discreta, solidaria...

Clau Bernardino disse...

Romyne, ótima a escolha. Não convivo com D Rita mas acompanho de longe os fantasticos exemplos de garra, sabedoria e determinação que ela nos dá. Uma mulher linda corpo e alma! Admirável ! Endosso o "coro"da Vânia Tadros e desjo longa e feliz vida a D Rita!. Parabéns! Cláudia Lopes Bernardino

cristina calderaro correa disse...

Querida Romyne.Nem sei expressar a minha emocao.Fiquei a manha toda refletindo que a grandeza de uma homenagem vem da sinceridade e do coracao de quem a faz.Voce fez perfeita .Com emocao num texto emotivo de quem conviveu, de lacos de familias que nos une.De minha mae tao especial vc disse tudo.De nos o nosso maior agradecimento .Estou indo pra casa dela com meu notebook.Beijo da Cris.

Rui Machado disse...

Parabéns, Romyne, mais uma vez a escolha certa, da pessoa certa para homenagear, e nos brindar com seu belo texto. Ritta Calderaro, é tudo isso que vc escreveu, e muito mais. Felizes os que tem o privilégio de desfrutar de tão admirável companhia.
Obrigado Dona Ritta Calderaro, por existir!!!

Virna Lisi disse...

Lindo artigo, vc sabe emocionar como ninguem Romyne!! Parabens

DAVID TADROS disse...

PARABENS PRIMA PELA JUSTA HOMENAGEM, MAIS QUE MERECEDORA A UMA BELA MULHER. COM UMA HISTORIA MAGNIFICA DE VIDA.PARABENS D. RITTA MUITAS FELICIDADES,PAZ,SAUDE,SUCESSO....

Postar um comentário