sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Todas as delícias da Amazônia num só lugar


A chef amazonense Fabíola Costa é quem dá o sabor especial
para os pratos da  Peixaria Poraquê

Escolher um lugar para se deliciar comendo peixes amazônicos parece ser bem fácil, uma vez que vários restaurantes espalhados pela cidade se dedicam a oferecer o melhor de nossa culinária. Dos mais rústicos aos mais sofisticados, esse lugares estão em qualquer canto. Mas poder degustar vários pratos de peixe ao mesmo tempo (e quantas vezes quiser, detalhe que eu adorei) com um toque especialíssimo da chef amazonense Fabíola Costa só na Peixaria Poraquê, que há dez anos oferece o que há de melhor na culinária regional.

O garçom Picanço serve o delicioso caldinho de peixe
Imaginem aquela mesa enorme com os mais variados pratos, como tambaqui ao tucupi com jambu, filé de dourado ao molho de alcaparras, pescada recheada, jaraqui de forno, moqueca de pirarucu (ai, ai, que mais? Comi tantoooo), entre outros que não lembro (perdoem-me a gula), além das entradinhas maravilhosas de pirarucu empanado e aquele caldinho de peixe com um tempero que eu nunca experimentei por aí. Então? Imaginou? Eu posso considerar a peixaria mais completa da cidade, pois quem não quiser optar pela variedade do buffet pode ainda escolher pratos à la carte, tem pra todos os gostos.

Filezinho de pirarucu empanado com pimentinha no tucupi
e um molho tártaro especial que é uma cooooisa
O proprietário do restaurante, Marcelino Venâncio, conta que neste ano o restaurante vai trazer para seus clientes mais novidades. “Aos sábados, além dos peixes, os clientes poderão apreciar uma saborosa galinha de quintal, e, aos domingos pato no tucupi, que também são pratos tipicamente amazônicos”, diz Marcelino, com a experiência da família Venâncio, conhecida em Manaus por ser proprietária dos melhores e mais bem freqüentados restaurantes da cidade.

A Peixaria Poraquê tem 10 anos de tradição na cidade de Manaus
Que tal apreciar todas as delícias da Amazônia num só lugar? E com aquela cerveja Itaipava geladíssima então? Vamos lá: Rua Raimundo Nonato de Castro, 352. Santo Agostinho (vai pela estrada da Ponta Negra, vira na rua do Dulcilas Buffet e segue, a Peixaria Poraquê fica logo à esquerda). Quer mais informações? Ligue 3658-5860 ou envie um email para peixariaporaque@hotmail.com.

Amei! ;*

Fotos: Ana Claudia Jatahy


De la Concha dirige agora Instituto Cervantes


Víctor Garcia de la Concha é um dos mais prestigiados
estudiosos da língua espanhola

Depois da recusa do Nobel de Literarura Mario Vargas Llosa em dirigir o Instituto Cervantes (e o convite foi feito pelo próprio rei Juan Carlos!), o filólogo Víctor Garcia de la Concha foi nomeado nesta sexta-feira seu novo diretor. A nomeação foi feita pela vice-presidente do Governo, Soraya Sáenz de Santamaría. Víctor Garcia de La Concha é membro da Real Academia Espanhola, doutor em Filologia e teólogo, além se ser um grande especialista em literatura medieval, renascentista e contemporânea, incluindo a poesia espanhola do século 20. O Instituto Cervantes possui 77 centros de ensino espalhados por 44 países dos cinco continentes e é o maior difusor do idioma e cultura espanhola do mundo. 

Tema Shakespeariano para as Olimpíadas 2012


O diretor britânico vencedor do Oscar Danny Boyle comanda
a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012

Ilha das Maravilhas. Será assim denominada a cerimônia-show de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. O cineasta britânico e diretor artístico do evento, Danny Boyle, revelou nesta sexta-feira para a imprensa que o tema (Isles of Wonder) foi inspirado na peça “A Tempestade”, de William Shakespeare. "Nossa Ilha das Maravilhas saúda e celebra a exuberante criatividade da genialidade britânica em uma cerimônia de abertura, a qual esperamos que seja imprevisível e inventiva como o povo britânico", declarou Boyle. Ainda de acordo com ele, o evento, que acontecerá dia 27 de julho, transmitirá uma mensagem ecológica sobre a recuperação de uma "terra envenenada pela indústria".



Danny Boyle, ganhador do Oscar de Melhor Diretor em 2009, por "Quem Quer ser Um Milionário?", revelou ainda que a cerimônia de abertura contará com a participação de mais de 900 crianças, entre 7 a 13 anos. E mais: a fábrica de fundição Whitechapel Bell Foundry está produzindo o maior sino do continente europeu, que terá 2 metros de altura por 3 metros de comprimento, pesando 23 toneladas.