quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Vida e saúde nos povos dos rios amazônicos


O médico e membro da Academia Amazonense de Letras
Euler Ribeiro e a geneticista Ivana Cruz autografam
"Dieta Amazônica", no Palácio rio Negro

Amazônia Cosmopolita. Desde tempos pré-colombianos a Amazônia ensina o homem e o mundo a viver. A viver melhor e por muito tempo. Os frutos, os peixes, as farinhas são a base da dieta ribeirinha. Curiosos diante do tema, Euler Ribeiro e Ivana Cruz abriram o debate que vai discutir a longevidade dos caboclos que vivem nas águas e matas da floresta com a publicação do livro “Dieta Amazônica” (Editora da Amazônia). “Nossa aventura contemporânea é desvendar os conhecimentos e as culturas que nos trazem através do sabor e da utilização dos alimentos e dos seus temperos, ciência, arte e, por que não, longevidade”, eles revelam no livro.

O Secretário de Cultura Robério Braga foi conferir o
lançamento: chique num terno Kenzo

Intelectuais, políticos, pesquisadores e amigos, também curiosos sobre o assunto, estiveram ontem no Palácio Rio Negro, no coquetel de lançamento de “Dieta Amazônica”, que conta com apoio cultural da Rede Calderaro de Comunicação, Academia Amazonense de Letras e Academia Amazonense de Medicina. Numa edição fina e bem editada, os autores relatam no livro a pesquisa realizada no município de Maués, que possui o maior número de idosos longevos do médio Amazonas. A partir daí, Euler e Ivana observaram nesses idosos uma menor freqüência de doenças, manutenção da memória, força muscular e equilíbrio, humor, enfim, uma vida saudável e de qualidade. E quem não quer viver assim?

O advogado Júlio Antonio Lopes, o empresário Osíris Silva e o
diretor de redação de A Crítica Rodrigo Araújo

“Dieta Amazônica” fala da importância dieta ribeirinha na saúde e longevidade humana, fazendo um apanhado dos frutos amazônicos, seus benefícios funcionais e propriedades medicinais; dos peixes dos rios, que trazem já sabidos enormes benefícios à saúde e as farinhas que não os principais alimentos energéticos, com sais minerais e vitaminas fundamentais para a manutenção do organismo. Uma dieta completa, uma lição de vida que surge no meio das florestas para o mundo todo viver melhor e por mais tempo.Essa é Amazônia Cosmopolita.

A sempre simpática Charufe Nasser

Esta blogueira entre os escritores da Academia Amazonense de Letras
Almir Diniz e Max Carphentier

Selma Reis esteve no concorrido lançamento no Palácio Rio Negro


Fotos: Ana Claudia Jatahy