quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Tudo o que aprendi com Menga Junqueira


Hermengarda Junqueira é a homenageada desta
semana em Cosmopolita

“É ruim, heim!?” Parece que eu to vendo, aqui e agora, a Menga exclamar quando numa roda de amigos alguma coisa que a faz opinar ou divergir. Daí, todos ficam esperando o que ela tem mais pra dizer. Sim, suas palavras são necessárias. Suas palavras estão impressas na história do jornalismo amazonense. Suas palavras foram lidas em livros e revistas e num sem-fim de publicações pelo mundo afora. E Manaus se orgulha muito disso.

Menga em evento na cidade com a amiga Odenir Machado

Mas não apenas suas palavras são necessárias. Sua beleza também. Beleza esta que se vê tão fácil tanto de dentro quanto de fora dessa mulher-do-sorriso-marcante. Quanto a vejo, mesmo de longe, é o sorriso a primeira coisa que eu noto. Sabe o sorriso do gato da Alice (a do País das Maravilhas), aquele sorrisão que fica no céu mesmo depois que ele some? Pois é, depois que ela sorri, mesmo que se feche, ele ainda fica no ar, parece mágica. É porque a Menga é encantadora. Sim, ela tem poder de encantar também. E foi assim que Manaus se apaixonou por ela quando foi eleita Miss Amazonas, com aquele sorriso, o mesmo até hoje.

Uma tuuuurma vai sempre pra onde Menga está. Na foto, Lucirene Oliva,
Rui Machado, Pedrinho Aguiar, esta blogueira, Odenir Machado e Léa Macedo

Cheia de amigos. Seja em que lugar ela for, festas grandes ou simples encontros, Menga tem sempre uma turma animada ao seu redor. Ela é do tipo da intelectual que não se prende ao trabalho árduo das letras diárias, não vive em ostracismo, mas encontra sempre um momento pra dividir sua alegria e comentários inteligentes (íssimos!!!) com quem mais gosta.

Menga se deliciando nos salgadinhos do Empório dos Reis

Eu aprendi muita coisa com a Menga, desde que a conheci pessoalmente, quando comecei a trabalhar em seu jornal, até hoje quando não mais trabalhamos juntas, mas sua sabedoria e experiência se fazem necessárias em minha vida. Aprendi muito do bom jornalismo naquela pequena sala de reuniões da redação do São Jorge. Aprendo muito da vida nos nossos encontros, festinhas e rodinhas animadas por ela. Jornalismo e amizade, ela me ensinou. Hermengarda Junqueira (a Menga, para os chegados!) recebe a homenagem do blog desta semana. Menga é Cosmopolita. Ah, se não é... “É ruim, heim!?”